Código: | PA15 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Pedro Miguel Rebelo Felício |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes José Filipe Ferraz de Gouveia |
Português
Dotar os estudantes do conhecimento de conceitos fundamentais de pós-produção audiovisual, assim como do domínio técnico de ferramentas e processos para pós-produzir trabalhos de diferentes naturezas, tais como documentários, ficções, reportagens ou animações 2D/3D.
Compreender e aplicar técnicas de montagem audiovisual.
Realizar montagens com recurso a software de edição não-linear.
Aplicar efeitos, transições e motion graphics considerando as características de comunicação audiovisual.
Conceber e desenvolver formas e suportes de divulgação audiovisual (formatos para visualização em suporte informático, divulgação on-line, dvd-vídeo)
Montar, finalizar e masterizar os projetos rodados no âmbito da unidade curricular de Produção Audiovisual.
Aprender normas e procedimentos da pós-produção.
O workflow de pós-produção e a adequação ao projeto audiovisual
A pós-produção e os vários géneros videográficos e cinematográficos
Os tipos de montagem
"The rule of six"
A importância da edição na construção diegética (espaço, tempo, ação e narrativa).
A montagem de continuidade no cinema narrativo
A composição audiovisual: Tipologia dos planos; Movimento e ritmo
A ‘elipse’e a montagem.
Noção de espaço e tempo: o raccord
Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital.
Formatos e protocolos de intercâmbio.
Correção de cor
Codec’s, rendering e exportação.
Blackmagic DaVinci Resolve
Adobe Media Encoder
Adobe Premiere
Adobe After Effects
Valorizar a relação entre o domínio técnico e tecnológico com o conceito e a linguagem audiovisual de forma a potenciar a faceta artística e criativa.
A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de montagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos.
Serão pós-produzidos os projectos rodados no âmbito da U.C. de Produção Audiovisual.
A progressão na pós-produção dos conteúdos realizados pelos alunos será objecto de acompanhamento e avaliação contínua.
COVID-19
- Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams, no horário da aula, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
- Disponibilização de documentos para consulta no Microsoft Teams.
- Fóruns de debate no Microsoft Teams, organizados por temáticas do processo de pós-produção audiovisual.
- Acompanhamento assíncrono dos fóruns e atividades propostas no Microsoft Teams.
- Desenvolvimento de trabalhos individuais e em equipa.
Qualquer estudante desta unidade curricular deve adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações.
A prática regular de exercícios de montagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na planificação como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
Assim, conciliando competências criativas e técnicas obtêm-se rotinas e metodologias próprias do ambiente profissional de pós-produção.
A avaliação é contínua e terá a seguinte ponderação:
Domínio técnico dos meios de pós-produção - 25%
Articulação de conhecimentos teóricos e adequação das respostas estéticas, criativas e técnicas ao contexto envolvente do projeto - 25%
Testes e exercícios individuais - 15%
Desempenho de funções e colaboração em equipa - 10%
Produto audiovisual de grupo - 10%
Níveis de envolvimento, participação relevante e assiduidade - 15%
Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
COVID-19
Regime não aplicável.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Bricca, Jacob;Documentary Editing: Principles & Practice, Taylor & Francis Ltd, 2017. ISBN: 1138675733 |
Murch, Walter;IN THE BLINK OF AN EYE: A Perspec |
Arijon, Daniel;Grammar of the Film Language, Silman-James Press, 1991. ISBN: 9781879505070 |
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
|